6 dicas importantes para evitar erros na hora de decorar o quarto das crianças

Erros na hora de decorar o quarto das crianças

Montar o quartinho do bebê é um dos momentos mais incríveis durante a gestação, pois conseguimos expressar o amor que explode em nosso peito, através dos mínimos detalhes.

Temos vontade de focar no que é belo para a decor, mas nós como mamães temos que enxergar alguns itens que vão além da beleza.

Por este motivo, recebi este convite lindo da @LojasRPM para compartilhar algumas 6 dicas com você, vamos lá?

Dica 1- Escolha das cores

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

A dica é busque fugir dos exageros! Não estou dizendo para escolher somente uma paleta de cores suaves/neutras, pois tem decor que exigem combinações de cores vibrantes.

Você precisa buscar o equilíbrio entre a harmonia e o aconchego. Lembre-se, nos primeiros meses o quarto do bebê será o local que vocês passarão mais tempo.Tenha em mente que:

Cores neutras:

Estimulam a calmaria, colaboram para um ambiente de paz e descanso.

Cores vibrantes:

Contribuem para estimular os sentidos, dá espaço para espontaneidade e entusiasmo.

Menos é mais, aqui vale esta regra:

O bom senso deverá ser seu “norte”, e ele não combina com exageros. Então nada de excesso com estampas e cores primárias , assim você evita deixar a criança agitada.

O interessante é que quando o assunto são cores, a maioria dos erros são oito ou oitenta. 🙂 Ou tudo fica parecendo um circo (nada contra rs) ou parece um hospital de tão branquinho.

Você pode usar uma combinação de cores que goste, com o sensor do desconfiômetro ligado. Faça simulações antes, sites como o da Suvinil oferece, Apps para você testar e fazer a suas escolhas #ficaadica! rs.

Dica 2- Móveis e brinquedos

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

Nada de abarrotar o quarto! Tudo precisa ser pensado de acordo com as suas proporções. Então avalie o espaço que você tem e dê prioridade para os itens essenciais.

A área para circular é muito importante e deve ser levada em consideração, logo entulhar o espaço com móveis e brinquedos, não é uma boa opção.

Se o quarto do bebê não comporta muita coisa, não tem problema foque na necessidade, inclusive fiz um post com dicas de como decorar um quarto fofo com apenas 2 móveis.

Então, nada de poltronas gigantes ou camas junto do berço(se ninguém for dormir..rs), se você não tiver espaço! Agora se o quarto for amplo preencha os espaços com harmonia. Leve em consideração que quarto não pode ser poluído com muitos enfeites e o centro deve estar livre para a criança brincar à vontade.

Dica 3- Quinas e trocadores

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

Quando menos esperamos eles rolam, ou correm de encontro a algo. E isso acontece viu! Falo porque vivencio esta rotina diariamente.

É muito importante dar atenção a estes pequenos detalhes, evitem as quinas, pois as crianças se machucam com muita facilidade. Se o móvel tiver quina, não precisa desfazer, hoje existe soluções como silicone para colocar nas pontas.

O trocador é excelente, mas ele tem um tamanho que cabe como uma luva e nos ajuda (90cm de comprimento x 60cm de largura).

Eu optei por uma cômoda e fiz a parte superior dela de trocador, deu muito certo!Com esta escolha reduzi a quantidade de móveis por conta do espaço e as gavetas com separações auxiliou na minha organização.

Dica 4- Segurança

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

A medida que eles vão crescendo, vão se tornando mais sapequinhas, cheios de saúde..rs Tudo é novo para eles!

Estão em busca de conquistas, aventuras. Atenção para as janelas, se elas não possuírem grades, você precisará adquirir telas de proteção. Se morar em apê então, este item é indispensável.

Outro item importante são os elementos de decoração do quarto de bebe que colocamos dentro do berço, como móbile, etc… Eles podem servir de escada, ou dar abertura para uma asfixia.

Não precisa ser uma mãe neurótica, mas sim atenta aos detalhes! Falei muito deste assunto de segurança para as mamães que optam por decorar o quarto no estilo montessoriano, veja aqui. Algumas mães até já optaram por aumentar a segurança dos quartos de seus pequenos, com câmeras de segurança, sensores de movimento entre outros aparatos de segurança, mais calma, as vezes isso não é realmente necessário.

Dica 5- Limpeza

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

Nós mamães sabemos como eles são frágeis! Sim, tem as mamães que não sofrem com neuras, e são adeptas a deixar eles pegarem imunidade, mas é muito importante que o quarto deles sejam limpinhos!

Então sejamos espertas heheh. Opte por itens práticos e fácil de limpar. Este cuidado, deve ser levado em contato na hora de comprar revestimentos, móveis, papéis de parede e brinquedos.

Separei uma lista para você evitar, se possível :

  1. Ursinhos de pelúcias são lindos, mas não tenha em excesso, e os que tiver envie para aquelas lavagem a seco com um certa rotina, não vou definir o tempo porque está muito ligado ao clima, ao seu ambiente. Mas você saberá;
  2. Carpetes, se possível opte pelos de fibras naturais;
  3. Cobertinhas, escolha as anti-alérgicas;

Dica 6- Iluminação

erros na hora de decorar o quarto das crianças
erros na hora de decorar o quarto das crianças

Luz, luz por favor!!! Hehehe’ Luz indireta e natural são sempre bem vindas, a iluminação do ambiente é outro item a ser cuidado.

Pensando na parte funcional, ela nos auxilia muito, durante as trocas, amamentações noturnas e vigia do bebê enquanto dorme.

Hoje em dia existem sistemas de regulagem de luz que colaboram para observarmos eles no meio da noite, se você puder busque esta solução, facilita, mas não é prioridade. É mais um conforto!

E aí vai uma dica, se o bebê dormir durante o dia ele deve ter a presença da luz, para ajudar controlar o reloginho biológico.

Resumindo, se pensarmos esteticamente, uma  iluminação viável melhora o efeito dos elementos da decor, dando aquele toque de personalidade, sabe? Mas o aspecto fundamental é, a iluminação correta para facilitar a nossa vida com os cuidados com o bebê e algo que não o incomode, por favor! rs’

Separei mais algumas dicas, que você pode levar em consideração:

  1.  Procure deixar o berço longe da janela onde bate o sol, se não tiver opção não se esqueça da cortina;
  2. Use luminárias com revestimento leitoso;
  3. Use lâmpadas decorativas de baixa intensidade luminosa;

Dica 7- considere o do it yourself (bom e velho faça-você-mesmo)

Existem centenas de coisas que da para fazer em casa, sem gastar muito. E tem mais, os detalhes criativos DIY deixam o quarto das crianças muito mais especial, como por exemplo:

  • bandeirolas;
  • luzinhas pisca-pisca;
  • bonequinhos e quadros;
  • Luminária nuvem, inclusive encontrei um post aqui na RPM, dando dicas de como fazer, veja aqui.

Bom é isso! rs Espero que tenha gostado das dicas, acredito que estas informações vai contribuir nas suas escolhas!

Um beijo!

 

***

Sobre a Valéria Queiroz | Arcababy

Valéria Queiroz e seu tigrinho Biel

Mamãe de um menino fofo (Biel), publicitária, diretora comercial da Nairuz Consultoria Digital, criadora do blog para mamães Arcababy, bem humorada, acredita que a família é a base de tudo. Foi fisgada por este universo de amor sem medidas, quando ficou gravidinha, desde então mergulhou na maternidade e ama estar conectada com todos que não conseguem manter os pensamentos longe deste assunto.“O universo mamãe é algo incrível”.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 5 dicas incríveis para decoração de quarto Infantil - Blog Lojas RPM

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*